YUZE

Branding

COMO TORNAR UMA STARTUP COMPETITIVA NO MUNDO INTEIRO?

A yuze é a prova de que pequenas ideias podem crescer e gerar grandes iniciativas. Sua história começa com a Osaka, uma marca de utensílios para cozinha que tinha como destaques um kit de facas de titânio e um afiador. Por sua experiência no mercado e visão inovadora, os sócios da empresa perceberam que havia espaço para fazer diferente no segmento, oferecendo produtos com design exclusivo, que poderiam ser vendidos internacionalmente.

Após analisar com profundidade o mercado, a concorrência, o comportamento dos consumidores e as tendências em design, definimos que, para diferenciar-se na categoria, a marca seria baseada em três pilares:

A intenção era buscar um novo perfil de consumidor que não se identifica com a “dona de casa” de antigamente nem com todos os protocolos de um chef de cozinha. Em seguida, concluímos que o nome “Osaka” não estava de acordo com o posicionamento pretendido pela marca. Após passar pelo processo de naming da Brainbox, a empresa passou a ser chamada de “yuze”. A junção das palavras “you” e “use”, traduz a postura ousada da empresa, além de permitir sua utilização como verbo e adjetivo.

Por fim, foram acrescentados à receita de sucesso da yuze uma linguagem visual e verbal moderna, embalagens com imagens que valorizam o design dos produtos e objetos pensados em cada detalhe para surpreender os consumidores, seja pelo visual ou pela forma de uso.

Mais do que criar uma marca competitiva para os mercados nacional e internacional, a visão estratégica da Brainbox, juntamente com o perfil inovador do cliente, trouxe resultados expressivos: ao fabricar os produtos no Brasil em vez de importá-los da China, a yuze barateou seus custos de produção e aumentou sua margem de lucro em 20%.
A empresa também registrou um aumento de 30% no cadastro de novos clientes e um incremento de 15% na venda de afiadores, o que demonstra a força e a eficiência da nova identidade.